Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Euglena, um protista diferente.

Gênero Euglena

Posição Taxonômica:

Reino: Protista

Filo: Euglenophyta

Classe: Euglenophyceae

     Descrição Resumida da Alga: Alga unicelular de forma alongada com dois flagelos de inserção anterior, geralmente um muito grande e outro muito pequeno que não sai do reservatório. Plasto parietal. A parede é de natureza protéica - película - e a substância de reserva é o paramilo. Não se conhece a reprodução sexuada. Reprodução assexuada por divisão longitudinal da célula. Apresenta estigma e 2 ou mais pirenóides.
Euglena tripteris. São bem visíveis as acumulações de paramilo em forma de bastonete, assim como o estigma, na extremidade das células.


     Algumas algas com pigmentos fotossintetizantes como, por exemplo, certas espécies de Chlorela, Chlorogonium, Euglena e Navicula são capazes de crescer normalmente no escuro ou em ambiente de carência de gás carbônico, desde que lhes sejam fornecidas substâncias químicas de alto teor energético e facilmente metabolizáveis, como ácidos graxos, acetatos, carboidratos, etc.
Em um outro exemplo, algumas formas fagotróficas (Ochromosnas, Dinobryon) são capazes de assimilar alimento sob forma de partículas em vácuo dentro da célula, à maneira dos protozoários e como suplemento à fotossíntese.
     Pode-se dizer, então, que os processos de síntese de alimento entre as algas basicamente não diferem daqueles desenvolvidos pelas outras formas de vida, apresentando na verdade uma gama de variações consideráveis dentro de cada tipo de processo metabólico, uma característica normal de organismos menos desenvolvidos. Outra característica importante do metabolismo das algas é a sua habilidade notável de assimilação de substratos variados, como na variação considerável que pode ocorrer nas porcentagens dos vários produtos de metabolismo acumulados no interior do organismo.
  
     Embora a euglena faça parte do reino protista, esta dentro de uma classe de plantas, por também possuir características deste reino. Convido você leitor a participar da enquete onde você pode dar sua opinião dizendo se a euglena deve fazer parte do reino Protista ou Plantae.

12 comentários:

  1. Pra min é protista, nem planta e nem animal, auhauhauahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que estudar seu burro do caralho
      vc nem sabe o q é alga seu quadrupedi

      Excluir
    2. E vc sabe alguma coisa pelo menos para poder criticar os outros u.u se toca querido(a)

      Excluir
    3. kkkkkk o cara não sabe nem escrever "quadrúpede". Vc tem que estudar seu burro do caralho

      Excluir
    4. O artigo está incrível e eu que estou estudando biologia concordo com as ideias aqui descritas e você anonimo que tentou insultá-lo, faça faculdade de biologia e se especifique em protozoa e vegetais criptogâmicos com área para algas marinhas antes de dar uma opinião chula dessa

      Excluir
  2. Bom dia Renan,
    Parabéns pelo seu Blog... Vou voltar outras vezes para fazer as leituras... Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. ta uma bosta
    vai se informar melhor
    seu merda

    ResponderExcluir
  4. Eh mais ou menos,já vi blogs bem melhores,mas beleza,da pro basico -.-

    ResponderExcluir
  5. e tem uns idiotas falando que e ruim então fais um melhor

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog continue assim

    ResponderExcluir
  7. o que estava procurando enfim achei e com facilidade

    ResponderExcluir