Pesquisar este blog

domingo, 20 de junho de 2010

Permacultura- Consuma sem consumir o mundo em que vive.

     Modelo de cultura permanente procura criar um sistema auto-sustentável e que respeite peculiaridades de cada região.
Conseituada na década de 70 pelo professor univercitário australiano Bill Mollison, com ajuda de David Holmgren, a permacultura parte de um princípio de que toda ação do homem sobre a natureza deve estar plenamente integrada às necessidades e capacidades do meio ambiente. Isto é, produzir respeitando as particularidades ambientais e socioculturais do local.
     O termo permacultura é conhecido também como cultura permanente e foi pensada inicialmente para ser implantado em uma determinada região da Australia, onde a degradação ambiental já se encontra em estágio avançado, principalmente por causa de agricultura tradicional baseado na monocultura extensiva -que causa grande impacto ambiental.
     Desta forma, uma outra proposta, que constitui na policultura de plantas com características de clima e solo compatíveis com a região, passou a ser utilizada. A máxima da permacultura é aproveitar tudo aquilo que o proprio meio pode oferecer, assim, mesmo em regiões pouco favoráveis é possivel construir um sistema agrário sustentável.
Um modelo de permacultura ideal seria um lugar onde tudo pode ser reciclado e reutilizado por meio de uma conexão funcional entre as partes envolvidas, um sistema montado que pode se auto suprir.
     Esse padrão de perfeição não é facil de ser alcaçado, mas, seguindo os princípios da permacultura, desde que sejam respeitadas as pecularidades de cada região e uma lógica determinada pela própria natureza, é possível, no minimo, diminuir um pouco os impactos ambientais causados pelo consumo com algumas pequenas medidas alternativas. Tudo é uma questão de conseguir enxergar as possibilidades.
    É importante ressaltar que permacultura em uma zona rural é uma coisa, você pode construir sua casa de uma forma ecologicamente correta, cultivar alimentos orgânicos em sistemas agroflorestais. Na zona urbana é diferente, mas você pode cultivar em casa ou apartamento alimentos, mesmo que sejam só temperos, separar o lixo, fazer compostagem com lixo orgânico, mobilizar seu bairro ou condominio para adotar medidas ecologicamente corretas e assim contribuir também para mudança de valores.

2 comentários:

  1. ecologicamente correto, economicamente sustentavel, simplismente o melhor modo de se viver, feliz e em paz com a natureza....

    eu sou um devoto....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Renan,
    Temos uma horta no sítio e cultivamos sem nenhum agrotóxico... É lindo de se ver... é pequena e só para o nosso consumo... O gosto, a cor, tudo é especial e é muito gratificante acompanhar o seu crescimento... abs

    ResponderExcluir